1. Estimular a criação de um Plano de Esporte e Lazer

O que queremos fazer?

Apresentar um Plano Municipal de Esporte e Lazer junto à Prefeitura, estabelecendo diretrizes para estruturar, de modo geral, uma política de longo prazo para essa área.

Como planejamos fazer?

Estruturando uma política pública que aponte para o futuro do esporte e do lazer na cidade. Queremos selecionar objetivos estratégicos, ações e mecanismos de monitoramento que contemplem as demandas do esporte e lazer no Município. Dessa forma, será possível estruturar uma cidade que valorize as diversas modalidades esportivas e recreativas como uma ponte para o bem estar da população. 

Por que essa proposta é necessária?

O esporte e o lazer contribuem para a formação de atletas,  educação de crianças e jovens, mas também para o bem estar de toda a população. Garantir esporte e lazer é também garantir a saúde e estimular a utilização do espaço público pelos moradores. Em São Gonçalo, práticas de modalidades esportivas e recreativas não estão completamente inseridas na sua dinâmica. Isso prejudica o entendimento de que a cidade pode ser um local onde é possível se divertir ou praticar alguma atividade física. Um dos motivos para essa realidade persistir é a falta de um entendimento, por parte do poder público, do potencial esportivo e de uso do espaço público. Um planejamento de longo prazo pode trazer a discussão sobre o esporte e sobre o lazer para a agenda de políticas públicas, desenvolvendo essas práticas no nosso Município. 

2. Virada Esportiva de São Gonçalo

O que queremos fazer?

Articular com a Prefeitura a realização de finais de semana preenchidos por atividades esportivas espalhadas pela cidade, a exemplo das viradas culturais. Os locais usados serão equipamentos públicos como praças, ruas, quadras, clubes, Centros Esportivos Unificados (CEUs), escolas, entre outros.

Como planejamos fazer?

Dialogando com a Prefeitura e a Secretaria de Esporte e Lazer, queremos apresentar um projeto de Lei que regulamente a realização da Virada Esportiva de São Gonçalo na cidade.

Por que essa proposta é necessária?

 A prática do esporte e o acesso ao lazer contribuem para a saúde mental e física dos moradores da cidade. Como ocorre nas viradas culturais em outros municípios, também existem as viradas esportivas, onde os espaços públicos são utilizados para o estímulo das práticas esportivas. Incentivar o uso do território para o esporte e lazer contribui com o bem-estar dos gonçalenses e com o entendimento que a cidade pode ser utilizada para se divertir e praticar atividades físicas. 

3. Lei do esporte e lazer nas ruas 

O que queremos fazer?

Regulamentar a reserva de ruas e espaços públicos para a prática de esportes e atividades de lazer.  

Como planejamos fazer isso?

São Gonçalo possui um projeto de Lei que permite o uso das escolas municipais aos fins de semana. Queremos adicionar a esta regulamentação, a utilização de ruas e espaços públicos aos domingos e feriados para a realização de atividades esportivas e de lazer. 

Por que essa proposta é necessária?

O espaço público da cidade não é convidativo para a realização de atividades físicas. Salvo algumas exceções, com pouco espaço e estrutura, é muito difícil encontrar maneiras de fazer caminhadas ou praticar esportes em espaços abertos da cidade. Isso faz com que as pessoas não pratiquem atividades físicas, pratiquem pouco ou precisem se deslocar para outros municípios para realizar essas atividades.

4. Reorganização dos jogos escolares de São Gonçalo

O que queremos fazer?

Contribuir para que os jogos escolares municipais voltem a ser realizados.

Como planejamos fazer?

Como é uma atribuição principal do Poder Executivo, vamos buscar dialogar com as Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, assim como os professores de Educação Física para planejarmos, em conjunto, o retorno dos jogos.

Por que essa proposta é necessária?

O campeonato de jogos escolares municipais se tornou um evento tradicional na cidade, mas foi desarticulado nas últimas gestões. Seu retorno é fundamental para que as escolas públicas e privadas sejam estimuladas a investir em estudantes com potencial de se tornarem atletas de alto rendimento, além de ser uma das principais formas de manter o interesse do aluno dentro do ambiente escolar.

5. Lei de incentivo ao esporte

O que queremos fazer?

Incentivar os projetos sociais que atuam na área do esporte. 

Como planejamos fazer?

Enviando para a Câmara dos Vereadores uma proposta de Lei de Incentivo para o Esporte, além de articular com a Prefeitura e a Secretaria de Esporte e Lazer, a elaboração e lançamento de editais públicos para apoiar projetos esportivos na cidade. 

Por que essa proposta é necessária?

Em São Gonçalo, existem muitos projetos que trabalham com o treinamento e educação de jovens na área do esporte. São projetos gratuitos e pagos que proporcionam novas perspectivas às crianças e aos jovens, contribuindo para a permanência na escola e a socialização através do esporte. Esses projetos quase sempre não possuem apoio do poder público e, por vezes, dependem de instituições parceiras para funcionar. Essa dependência e falta de apoio faz com que muitas vezes os projetos sejam descontinuados. Por isso, uma política de apoio a esses projetos pode garantir a continuidade do uso do esporte como vetor de proteção social.