Sei que você não queria morar em São Gonçalo e que essa não é a cidade dos seus sonhos. Sei como é ter medo de ser assaltado e como é natural ir para outra cidade e lembrar que a nossa vive um péssimo momento. Mas apesar de todos os problemas, hoje é o Aniversário de 130 anos da nossa nem sempre querida São Gonçalo.

É difícil falar de esperança num momento tão difícil, mas queria que você lembrasse dos bons momentos que viveu, das pessoas que conheceu, dos amores que teve e principalmente, de como a solidariedade gonçalense já contribuiu para sua vida em algum momento.

Não existe nada visível na cidade que faça a gente sorrir para desejar feliz aniversário para ela, mas existem essas boas memórias. São elas que vão fazer a nossa cidade ter a possibilidade de melhorar e de se tornar uma cidade melhor e mais organizada.

Eu tive várias oportunidades de me mudar daqui, mas meus amigos, minhas histórias e meus laços afetivos nesse lugar são mais fortes. Ter nascido no Mutuapira, crescido no Mutuá, no Antonina e na Vila Iara, ter construído minha adolescência no Gradim e, agora, ser um gonçalense que circula por todos os bairros, me faz ver que a nossa única chance de dar certo é através dos nossos esforços combinados.

São os projetos esportivos nos campos de várzea, as academias de dança, os grupos culturais, as igrejas católicas e evangélicas, os terreiros de candomblé e umbanda, os ambientalistas, os professores, as casas de festa, as escolas e as pessoas que dedicam tempo e afeto para melhorar São Gonçalo que podem mudar essa história. Não existe caminho para a salvação de São Gonçalo que não vá passar pela iniciativa dos próprios gonçalenses.

Feliz Aniversário São Gonçalo. Que o dia nublado de hoje seja uma oportunidade da gente valorizar o céu ensolarado que está por vir.

Sobre o autor agenciapapagoiaba

Projeto de Comunicação que promove atividades de formação com o objetivo de colocar os participantes em movimento de produção de conteúdo, além de ajudar outros projetos também através da comunicação.