O decreto de reabertura dos comércios em São Gonçalo parte do pré-suposto que o Coronavírus respeita a legislação. Não temos uma diagnóstico profundo pois testamos pouco, não temos fiscalização que dê conta do tamanho da cidade por conta dos poucos profissionais (proporcionalmente ao tamanho da cidade) e não estamos dando assistência para a população mais vulnerável (distribuição de máscaras, álcool em gel, etc.).

Anunciar uma abertura de comércio vai ajudar sim a economia de alguns empreendimentos, mas ao mesmo tempo vai gerar uma enorme possibilidade de infecção em massa. Estamos, no Brasil, criando um fenômeno único no mundo. Enquanto todos os países estão reabrindo quando a curva de óbitos está estabilizando na queda, nós vamos reabrir quando a curva de óbitos está estabilizando na subida.

Vamos, conscientemente, reabrir os comércios do país com a maior média de óbitos por dia do mundo. Também vamos, conscientemente, construir políticas de prevenção que não serão cumpridas pois a fiscalização não dá conta, a conscientização de parte da população não ajuda e a cidade não tem dinheiro para investir nem em assistência (basta olhar o kit merenda de 30 e poucos reais) e nem em prevenção (quêdê as mascaras para as pessoas?).

Os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Gonçalo (O Governo Federal prefiro nem comentar) são, na verdade, uma aposta às cegas de que nós seremos o único país do mundo, no topo da lista de óbitos e segundo na lista de confirmações (mesmo com poucos testes), que não vai ter ainda mais óbitos com a reabertura.

Torço muito pela vida de todos vocês e dos familiares de vocês pois sei como essa doença é terrível. Tive um familiar infectado, um amigo que morreu e outros vários amigos que ficaram internados. Vocês não têm ideia da gravidade dos casos mais intensos e se tiverem, sejam responsáveis de evitar ao máximo infectar ou serem infectados.

NENHUMA cidade do mundo que está no topo de confirmados está tomando as medidas que o São Gonçalo está tomando. Estados Unidos, Itália, Espanha e Reino Unido estão reabrindo o comércio quando os números estão reduzindo e nós quando a curva está crescendo.

Por isso que o decreto é aquele tipo de decisão que parte do pré-suposto que um problema estrutural vai acabar por conta de uma decisão de gabinete. Compreendo os empreendedores, os trabalhadores e já que vai reabrir, vou torcer para que isso não aconteça e que eu esteja errado, mas os dados estão ai e é isso. É selva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: