Vinícius Jr. é um gonçalense que está jogando no Real Madrid e ontem, no clássico contra o Barcelona, fez um dos gols que garantiu a vitória do seu time contra Messi, Piqué e companhia. Nasci no Mutuapira, bairro bem próximo de onde o Vinícius Jr. cresceu e assim como ele, vi muitos amigos meus querendo ser jogador de futebol. A história dele é a história de vários da nossa cidade.
Lembro quando ele agradeceu o Flamengo por tirá-lo de São Gonçalo e muita gente questionou como se a maioria da cidade não quisesse ir embora. Sou um dos mais apaixonados por São Gonçalo e mesmo assim reconheço que São Gonçalo não deu nada para Vinícius. Por qual motivo ele deveria agradecer a falta de oportunidades que a cidade o deu?
Mesmo o Brasil sendo a terra do futebol, valorizamos muito pouco os nossos jogadores. Pelé, o maior de todos os tempos, é tirado como qualquer um. Neymar, um dos melhores do mundo, é tirado como qualquer um. Vinicius Jr., de São Gonçalo, jogador do Real Madrid, vendido por 45 milhões de euros, é tratado como se fosse qualquer um.
Assisti um vídeo do Bruno Formiga sobre o nosso conterrâneo que falava sobre como avaliamos um jogador de 19 anos como se fosse alguém já consagrado e reduzimos a um “craque ou um joga nada”. Ele pode não jogar tanta bola quanto nossos gênios, mas ele é um jogador com 19 anos em processo de FORMAÇÃO. Ainda tem muito para aprender, mas é um dos jogadores mais vistos dessa geração e é nosso, é GONÇALENSE.
Torço muito pelo Vinicius. Apaixonado pelo futebol como sou, não o vejo como um dos melhores do mundo, mas acredito que vá conseguir se manter na elite do futebol mundial sem muitas dificuldades. Além disso, essa é uma oportunidade da nossa cidade reaproximar esse garoto que sempre que vem ao Brasil passa no Porto do Rosa para soltar uma cafifa.
Parabéns para o Real Madrid que venceu o Barcelona. Não fosse um Gonçalense tentando, lutando, correndo e fazendo gol, talvez isso não fosse possível. Nosso povo luta em todos os campos, inclusive no Santiago Bernabéu.