Oi, tudo bem? Hoje vou listar 7 projetos em São Gonçalo que contribuem para a redução de danos ao meio Ambiente na cidade. Gostei desse formato de lista e vou continuar usando para dar visibilidade para boas iniciativas pelas nossas terras.

Projeto Remoma

Criado pelo Marcos Dias, o Projeto Remoma está fazendo o reflorestando do morro da Igreja Matriz nos últimos 17 anos. O Projeto tem três pilares. O ecológico através do reflorestamento, o religioso por conta da via sacra que fica atrás da Igreja Matriz e o turístico que é a construção de um futuro parque no local.

Coletaí

O Colet é um projeto criado pela jovem Luma Moura que promove o descarte correto de resíduos sólidos através da educação ambiental. Através do cruzamento de dados e mapeamento da cadeia produtiva do lixo gonçalense, o Coletaí conecta a população aos pontos de coleta de lixo da cidade.

Desafio do Lixo – Pedrinhas

O Desafio do Lixo – Praia das Pedrinhas iniciou em abril de 2019 e já recolheu mais de 3 toneladas de lixo do manguezal da Praia das Pedrinhas. Fui um dos fundadores e logo em seguida Yonara Costa chegou para contribuir e consolidar o projeto. Uma vez por mês fazemos a limpeza do manguezal com o apoio de dezenas de voluntários.

Reciclus

Apesar de não ser uma marca/projeto nativo de São Gonçalo, eles estão presentes em alguns empreendimentos na cidade. A Reciclus destina corretamente as lâmpadas que vão para o lixo. Os pontos de coleta aqui em São Gonçalo estão no Makro São Gonçalo, Carrefour Alcântara, Lojas Riachuello, Atacadão, São Gonçalo Shopping, Casa Show São Gonçalo e Extra Supermercados.

Projeto Uçá

O Projeto Uçá é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.Sua missão é a conservação de ecossistemas costeiros,com foco nos manguezais e valorização de povos tradicionais.”. Apesar de atuar em todo o leste da Baía de Guanabara, é preciso destacar sua enorme importância para São Gonçalo que também é banhada pela Baía. Suas ações são em diversas frentes da preservação ambiental.

São Gonçalo Shopping Sustentável

O Programa São Gonçalo Shopping Sustentável tem como finalidade implementar ações que preservem o meio ambiente. A unidade possui um local destinado a separação e compactação de lixo reciclável como: papel, papelão, alumínio, plástico, ferro, e lixo descartável, como: comida, papel molhado, embalagens. A Central de Reciclagem é destinada a lixos recolhidos nas lixeiras do shopping. Além disso, possuem coletores de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo

A Associação foi construída por conta dos assentamentos de terras no entorno da Fazenda Engenho Novo, em Monjolos. Desde a divisão das terras, os produtores rurais se organizam para fazer feiras e eventos levando produtos produzidos pelas famílias. A contribuição da associação, para além de manter as terras produtivas, é de garantir uma produção local de frutas e verduras de altíssima qualidade.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: