Panisset, sei que você vai ler, mas entenda que é uma crítica construtiva para a história da cidade.

Aparecida Panisset é uma figura que gera amor e ódio em São Gonçalo. Tem gente que diz que foi a melhor prefeita da história, tem gente que diz que não foi boa prefeita mas o momento econômico do País ajudou, tem gente que engole seus erros e tem gente que ignora seus acertos. Fato é que ela nunca deixa de ser falada.

Desde que Panisset finalizou sua gestão como Prefeita e em seguida foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio por improbidade administrativa e dano ao erário, São Gonçalo não produziu nenhuma outra figura tão expressiva (seja para o amor ou ódio) como ela. Sua ausência sempre gerou uma pergunta que era o “e se ela pudesse disputar uma nova eleição?”.

Minha opinião é que Panisset é um fenômeno eleitoral, sabe andar pela cidade como poucos, gerou uma mística estética por conta do seu cabelo e roupas, foi a maior liderança política feminina da cidade, fez uma escolha de governar para um grupo religioso específico, cometeu crimes administrativos que precisam ser punidos e por isso sua trajetória é muito discutida sempre.

Esse ano é mais um ano eleitoral. Vamos decidir o nosso Prefeito ou Prefeita e a Panisset volta a circular os bastidores do debate público. A princípio ela não pode disputar, mas a situação é bem parecida com a do Prefeito Marquinho Mendes que disputou por liminar, ganhou e depois foi caçado.

Acho que se ela é bastante competitiva e não por conta dela mesma (apenas), mas por conta da ausência de lideranças tão expressivas como ela. Dejorge, Nanci, Pericar, Josemar, Dimas, Marlos, Randal, Renan, Diney, Capitão Nelson, Arthur Belmont, Isaac Ricalde e todos os outros nomes não geram uma órbita tão grande quanto Aparecida geraria. Não acho isso bom, mas é a realidade.

Ela foi um fenômeno eleitoral quando foi candidata a vereadora, foi um fenômeno local quando foi candidata a Deputada, foi um fenômeno nas duas eleições para Prefeita, foi um fenômeno na transferência de votos para Adolfo Konder e foi um fenômeno na transferência de votos para Brizola Neto. Não sei o que ela está pensando da vida, não sei se vai se aposentar ou tentar se envolver em mais uma eleição, mas fato é que essa mulher vai ser lembrada por muitos anos aqui na cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: