Quando vamos aprender com Maricá que orla é pra ser usada?

Pela primeira vez na minha vida tirei férias no final do ano e fiz isso em Maricá. Andei de bicicleta quase sempre em ciclovias. Fui em Araçatiba, na Orla Zé Garoto ali no Boqueirão, em Cordeirinho e Barra de Maricá. Visitei uma obra de praça em Itapeba e aproveitei bastante a cidade. Uma coisa que me impressionou em tudo foi o uso da orla para gerar polos econômicos e espaços para encontros públicos.

Não sou um maluco como muitos são de comparar a economia, a população e a geografia de Maricá com São Gonçalo. Maricá tem mais orla que São Gonçalo, tem menos habitantes que São Gonçalo e tem muito mais dinheiro que São Gonçalo. Isso não quer dizer que a gestão de Maricá não mereça elogios, pelo contrário, merece muitos.

Grandes transformações dependem de pequenas transformações.

Nunca tive a expectativa de que São Gonçalo passaria por um processo de transformação intenso em curto prazo, mas as pequenas experiências e os exemplos pontuais podem ser feitos e teriam um impacto significativo. Veja o exemplo da orla da Praia das Pedrinhas.

Fiz um traço reto no mapa da Praia das Pedrinhas e são quase 700 metros de orla. Existem algumas construções irregulares (muito irregulares) ocupando a faixa de areia, a sujeira do chão é atualizada constantemente, os esgotos são jogados direto na água, mas temos ali uma orla com uma vista linda para a Baía de Guanabara.

Trago esse exemplo pois mesmo com todos os defeitos, a orla da Praia das Pedrinhas é muito melhor que a orla de qualquer parte das orlas da lagoa de Maricá antes dos royalties. Nossa vista é melhor, nossa infraestrutura é melhor que o passado de Maricá, nosso acesso (mesmo sendo ruim) é melhor que o passado de Maricá e nossa orla da Praia das Pedrinhas é infinitamente menor que a orla da lagoa de Maricá.

E o que fazer sem inventar a roda?

Vários prefeitos já tiveram iniciativas interessantes para a Praia das Pedrinhas que combinadas poderiam transformar aquele lugar. Se a organização fundiária da orla focando em comércios da gestão do Ezequiel fosse a frente, Se o mercado de peixe da gestão da Aparecida Panisset fosse a frente, se a internet gratuita da gestão Neílton fosse a frente, se a quadra poliesportiva financiada pela caixa da gestão Nanci for a frente já teríamos um começo.

A primeira etapa não é de tanto dinheiro, mas é de relacionamento. É aproximar o SEBRAE e a Rota Gastronômica para a Praia no sentido de melhorar a qualidade do atendimento dos bares, é conversar com o Governo Federal para abrir uma saída (100 metros de asfalto e sinalização) da Br direto para a orla na altura do Shopping (sentido Niterói), é de chamar os pescadores para saber como dinamizar o trabalho de venda de peixes e melhorar a iluminação, limpeza e sinalização da praia.

Depois disso que a gente pensa em obra, em investimento maior, mas é preciso começar por algum lugar e com o pé no chão. Começar a pensar em alternativas para não deixar carro passar nos finais de semana privilegiando o pedestre e as cadeiras para ampliar as vendas, voltar com a internet para as pessoas fazerem um check-in, postar fotos e divulgar o lugar espontaneamente podendo criar uma relação de pesquisas para acessar o wi-fi, etc. Tudo isso em médio prazo, sem pressa, mas com planejamento e cronograma.

Fica o aprendizado.

Nós precisamos saber o tamanho da nossa cidade, saber o quanto de dinheiro nós temos e entender que não teremos uma mudança rápida em qualquer área no curto prazo. São Gonçalo não é Maricá, nossa economia não é a de Maricá e temos que criar nosso projeto de cidade respeitando nosso tamanho, mas olhando as boas experiências que deram certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.