Romario Regis

Vontade política é necessária, mas sozinha não resolve o problema de São Gonçalo

Tenho escutado muito que para São Gonçalo mudar é preciso ter “vontade política” como se isso, isoladamente, fosse a única coisa que resolveria o problema de uma cidade. Vontade política é fundamental para qualquer político, mas tratar assim é pegar um tema complexo que é a gestão pública local e resumir como golpe literário.

Para além de vontade e esforço, é preciso conhecer o território, os bairros, os problemas de conflitos entre poderes paralelos, a dinâmica econômica das regiões e as vocações estacionadas dos bairros. É preciso saber o que fazer com o polo industrial do Guaxindiba, o polo automotivo do coelho. É preciso compreender o histórico dos sítios de agricultura familiar de Monjolos e Santa Isabel, das cooperativas de tecidos e roupas do Jardim Catarina e de tudo que circula uma cidade complexa.

Não acredito em salvador e muito menos em frase pronta para resolver problema complexo. São Gonçalo é uma cidade com problemas graves em todas as áreas. É preciso, para além da vontade política, um pouco mais de estudo e conhecimento sobre a sua própria cidade. Acreditar que vereador é síndico de bairro, que apenas discurso inflamado e frase pronta vai governar São Gonçalo com sucesso é tudo isso que já vimos ao longo dos últimos anos nas administrações locais e nos mandatos legislativos.

Tem muita gente na universidade pesquisando como resolver os problemas de São Gonçalo, tem muitos movimentos sociais dedicados a discutir os problemas identitários e de grupos específicos de São Gonçalo, tem muita organização pesquisando os dados das áreas críticas de São Gonçalo. Tem muito professor, médico, assistente social, psicólogo e outros profissionais usando seu tempo livre para contribuir para São Gonçalo. Isso não é só vontade política, isso é uma dedicação de estudos, foco e administração de tempo para fazer de São Gonçalo uma cidade melhor.

mas repito, vontade política é necessária!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: