Samara Oliveira

Referência aos 15 anos; conheça Daniel, atleta que já inspira crianças e adolescentes de São Gonçalo

No Jiu-Jitsu desde os 7 anos, Daniel Fernandez agora com 15, já tem história para contar. Com três viagens para o exterior e levando para São Gonçalo medalhas de todas as participações, o jovem já se tornou referência para crianças e adolescentes do Projeto Vencedores em Cristo, da Estrela do Norte, do qual ele também faz parte.

O amor pelo esporte vem de berço, já que o pai de Daniel, Alexandre Cruz, de 43 anos, também é atleta e atualmente é um de seus professores.

Orgulhoso, o pai e professor do jovem, fala sobre o sentimento de ter um filho dedicado ao esporte e comenta o desafio de manter um projeto como esse em São Gonçalo.

“Pra mim é muito gratificante ver o Daniel tão focado no esporte. Ele já é referência, muitas das minhas crianças se inspiram nele. Eu tive um outro aluno excelente que o nome dele também era Daniel, ele tinha tudo para ser um campeão mundial e infelizmente ele se envolveu com o crime e morreu. Isso abalou muito a equipe, que era próxima dele, mas focamos nas crianças. Um dos motivos do projeto existir é realmente tirar a galera desse meio”, contou.

Na primeira viagem internacional de Daniel, filho de Alexandre, em fevereiro deste ano, ele já estreou como campeão voltando para sua cidade natal com o primeiro lugar, e como prêmio, o cinturão.


Para a última disputa que aconteceu no dia 23 de novembro, em Dublin, na Irlanda, o Super Chock, como é conhecido no Jiu-Jtisu, não poupou esforços. Sem patrocínio, além de fazer rifas, o jovem foi para a rua vender bolos para conseguir arcar ao menos com a passagem. Não decepcionou e voltou com o segundo lugar.


Tri-campeão estadual pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-RIO), agora a busca do atleta é pela sua estreia na categoria juvenil em outra viagem internacional, no campeonato europeu. A disputa será em Portugal, e acontece entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2020. Além dele, pelo menos outros oito jovens do Projeto Vencedores em Cristo serão levados para a competição.


E novamente o mesmo obstáculo aparece: Falta de patrocínio. Enquanto isso, Daniel segue fazendo rifas e vendendo bolos na esperança de conseguir lutar por esse sonho e trazer mais um título para São Gonçalo.

Em poucas palavras, o jovem lutador fala sobre os sentimentos para conseguir entrar em mais uma disputa.

“Estou animado e com boas expectativas. Também estou nervoso, a gente sempre fica um pouco. É difícil e apertado para conseguir chegar lá e arrecadar o dinheiro. Mas vai dá tudo certo”, disse o jiu-jiteiro que além de otimista afirmou ser bem tímido.

Para quem tiver interesse em ajudar comprando bolos, rifas ou até mesmo com patrocínio deve entrar em contato através das seguintes redes sociais: @alejiu_jtsu ou @Dan1el_bjj.

Projeto Vencedores em Cristo

Em parceria com a equipe de Jiu-Jitsu Icon, um grupo de atletas brasileiros do exterior que formaram polos no Brasil, o projeto Vencedores em Cristo atua na Estrela do Norte desde 2014, na igreja Nova Vida. A iniciativa oferece aulas aos sábados totalmente gratuitas para crianças e adultos. Pelo menos 120 atletas já passaram pelo projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: