‘A meta é que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados’, conheça Thamiris, candidata ao conselho tutelar

De articuladora social à candidata do conselho tutelar de São Gonçalo. Thamiris Santos, de 28 anos, viu sua trajetória de vida mudar em 2013 quando começou a atuar em projetos sociais, principalmente os que trabalham com crianças e adolescentes. Ao participar das organizações Skate Salva, SOS Lixão de Itaoca, entre outros movimentos que atuam na cidade, Thamiris sentiu a necessidade de aparecer mais vezes nesses lugares, promovendo mais ações. Três anos depois nasceu o Por Gentileza.

A iniciativa já ajudou pelo menos 1.500 famílias com doações que vão desde itens básicos de higiene, alimentos, roupas, além de ‘abraços e muito amor’, como o próprio projeto gosta de frisar.

As atuações mudaram o rumo da jovem e transformaram o prazer de ajudar em objetivo profissional. Thamiris que antes pensava em cursar direito, hoje é graduanda em serviço social e candidata a conselheira tutelar. A chance só foi possível porque Thamiris foi uma das melhores colocadas na prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo dela a terceira melhor nota. Confira a entrevista:


Qual foi o momento que você parou e pensou que deveria dar um passo maior e se candidatar? Houve um motivo específico que te levou a isso?

Eu entendi que através deste trabalho, eu conseguiria intervir mais nas políticas publicas para crianças e adolescentes. No local onde atuo, vejo muitas crianças tendo seus direitos básicos negados e isso me incentivou a correr atrás de saber como eu poderia ajudar mais, de que forma eu poderia colaborar para que os direitos das crianças e dos adolescentes fossem respeitados de forma igualitária.

Se for eleita, como pretende atuar na cidade para que os direitos possam ser mais efetivos para nossas crianças e adolescentes?

A meta é que os direitos básicos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados. Além de zelar pela integridade física e moral, também é preciso que haja uma atenção para a área da saúde, educação e direitos sociais, que muitas vezes também são negados às crianças e adolescentes e é função do conselho tutelar zelar e agir para que isto não aconteça.

Por que as pessoas devem votar 243 para conselheira tutelar?

Eu acredito que todo mundo que vai até a urna no dia 06 para votar em mim entende que tá indo lá para reforçar a importância do trabalho que venho realizando. No começo eu tive um pouco de medo , mas recebi muitas mensagens positivas quanto à essa candidatura e acredito que isso seja devido à tudo que vem acontecendo dentro dos projetos onde atuo. É uma sensação muito boa saber que as pessoas acreditam na paixão que eu tenho pelo que faço.

A eleição para o cargo acontece no próximo dia 6 de Outubro, de 8h às 17h. Cada zona eleitoral vota em uma escola pré-estabelecida, conforme a lista abaixo:
Zonas 036º e 136º – Escola Municipal Presidente Castelo Branco
Rua Carlos Gianelli, S/N – Boaçu – São Gonçalo, RJ.

Zonas 068º e 197º – Centro Interescolar Ulysses Guimarães – CIUG
Rua Dr. Gradim, S/N – Porto da Madama – São Gonçalo, RJ.

Zona 069º – SEST/SENAT
RJ-106, KM-7 – Tribobó – São Gonçalo, RJ.

Zonas 086º e 087º – Colégio Municipal Ernani Faria
Rua Oliveira Botelho, Nº 785, Neves – São Gonçalo, RJ.

Zona 132° – Escola Municipal Estephania de Carvalho
Av. Bpo. Dom João da Mata, S/N – Laranjal – São Gonçalo, RJ.

Zonas 133º e 134º – Colégio Estadual Eliza Maria Dutra
Estrada do Sacramento, Nº 475, Sacramento – São Gonçalo, RJ.

Zonas 135º e137º – CIEP 125 – Paulo Roberto Macedo do Amaral
Av. Roberto Marinho, N° 125, Colubandê – São Gonçalo. RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.