São Gonçalo recebe o 24º Festival Nacional de Dança no próximo final de semana

A cultura em São Gonçalo está mais viva do que nunca. A Oficina de Dança Angélica Maria (Odam), promove no próximo sábado(28), a partir de 13h30, e domingo (29), a partir das 9h, o 24º Festival Nacional de Dança (Fenodam). São cerca de 230 companhias inscritas com um total de 648 bailarinos, vindos do Rio de janeiro, São Gonçalo e Niterói. O evento acontecerá no ginásio do Clube Esportivo Mauá.

“Mesmo sendo o 24° a sensação é sempre de uma primeira vez, a expectativa de ter cias que acreditem no evento participando para ele existir é sempre única, pois o evento não tem subvenção ou apoio financeiro. O Mauá há 24 anos, é o maior apoiador do evento, por cessão de espaço. É aonde a oficina da dança está estabelecida há 26 anos”, contou a diretora Angélica Maria, de 51 anos. 

As categorias e modalidades vão de ballet clássico à dança moderna contemporânea, jazz, afro, dança de salão, livre, cigana, urbanas e sapateado. Já os prêmios se dividem entre os individuais e em grupo para as companhias, com troféus e valores em dinheiro.

Para avaliar a disputa, o festival conta com 10 jurados, sendo um deles o professor e bailarino, Ramirez Menezes, o homenageado desta edição. 

Outro ponto que vale ressaltar é que além de reforçar a cultura na cidade, o evento também tem a responsabilidade social com a caridade. O público que desejar assistir as apresentações, paga R$ 15 no ingresso com um quilo de alimento não perecível que será destinado a festa do dia das crianças do lixão de Itaoca que acontece no próximo dia 13, ou R$ 20 sem o quilo.

O Clube Esportivo Mauá fica na Avenida Presidente Kennedy, 635, Centro.

A história


Uma oficina da vida. É com essa frase que a Oficina de Dança Angélica Maria (Odam) se apresenta e faz jus ao nome. Prometendo usar a dança como instrumento de comunicação, socialização e auto estima os números confirmam que ao passar dos anos o objetivo está se cumprindo. 

Mais de 500 alunos entre crianças e adultos já passaram pela Odam, construindo e reafirmando esse lema.

Amante e praticante da dança desde os 3 anos quando ainda residia na Baixada Fluminense, Maria conta com orgulho que nunca largou a atividade. Se formou em jazz  acadêmico em 1988 e ressalta que teve grandes nomes da dança como seus professores, entre eles, Tereza Petsold. Em 1990 se mudou para São Gonçalo e foi em 1993 que a Odam foi fundada na cidade.

“A dança para mim sempre foi uma chance de desintegração do artista com a sociedade,  preparando também para as adversidades que possam encontrar na vida, somos artistas pensantes e criativos. Precisamos passar por cima de dores em silêncio e sorrindo, com disciplina , responsabilidade, determinação e muito amor. Tudo isso são ingredientes para um ser humano melhor”, conta Angélica.

Em 2008, a professora e coreógrafa fundou o projeto “Um Pingo de Artes – Uma Chuva de Talentos”, que oferece bolsas de estudos para crianças, jovens e adultos que queiram ingressar na dança. Quatro anos depois e em plena atividade, Maria cria também “Degrau- Cia de dança” uma companhia de bailarinos dentro da própria Odam. 

“Costumo dizer que dançamos a vida, sugiro sempre ao elenco não esperar por um belo trabalho pela sua plasticidade e sim por um trabalho que faça a diferença na vida das pessoas. Nossos repertórios preferidos são: Elis Regina, Maria Bethânia,  Oswaldo Montenegro, Cartola, João Bosco, Maria Rita, Gonzaguinha e por aí vai”, disse Angélica que hoje também atua como Conselheira de saúde e é formada em Administração.  

Contabilizando 18 espetáculos, sendo dois de autoria pela Odam, a oficina segue realizando sonhos e construindo profissionais que amam o que fazem e evidenciam a cultura em São Gonçalo.

Um comentário em “São Gonçalo recebe o 24º Festival Nacional de Dança no próximo final de semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.