São Gonçalo vai receber o 1º Festival Literário (FLISGO) em outubro

Fonte – Jornal o São Gonçalo
Por Cyntia Fonseca

Há anos vítima da apatia cultural – com direito a fechamento da única biblioteca pública e a falta de incentivos a projetos literários – a cidade de São Gonçalo vai receber, em outubro, o 1º Festival Literário, a Flisgo.

O evento acontece de 11 a 14 de outubro, no Partage São Gonçalo, no centro. Ainda em fase de divulgação, os organizadores convidam editoras, escritores, professores, jornalistas, artistas e mobilizadores sociais em geral para fazer parte da agenda principal do evento.

Entre as presenças já confirmadas estão o ator e produtor Deo Garcez, a escritora Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, com o lançamento do livro ‘Cartas para Marielle’; o escritor e produtor cultural Jordão Pablo de Pão; além dos curadores: o assessor cultural e colunista João Luiz, a escritora e conferencista Lia Vieira, a pedagoga e agente literária Priscilla Mina, e o escritor e editor Celso Possas Junior, que também é organizador da Feira Literária de Niterói, a Flinit.

Quem quiser participar, pode entrar em contato pelo e-mail flisgo2019@gmail.com e/ou pelo WhatsApp 9 9283-9424 (Alberto Rodrigues). As vagas são limitadas.

Segundo os organizadores, Alberto Rodrigues,Paula Dias e Daniele Gonçalves, o objetivo é proporcionar aos autores regionais espaço para exposição de suas obras, incentivar o hábito da leitura na cidade e promover maior integração leitor-autor, leitor-livros, e leitor e cultura.

“Vamos ter uma parceria direta com a coordenação da Flinit, que teve início em 2018 e hoje está empenhada na organização da Flisgo, na pessoa do escritor Celso Possas Junior. A ideia do Primeiro Festival Literário de São Gonçalo é entrar no mapa cultural do estado, assim como outras feiras e festivais que já acontecem, como a Flip, Flim, entre outras de municípios até menores que o nosso”, explica Alberto.

Além da exposição e lançamentos de livros, o evento contará com oficinas criativas, rodas de conversa e intervenções artísticas, com música, dança e teatro. 

Ainda de acordo com Alberto Rodrigues, o evento só está sendo possível graças a uma consciência coletiva de cidadania voltada para a cultura em São Gonçalo. “É um manifesto público, um ato de cidadania, que ainda precisa de muito apoio”, acrescenta.

Para o assessor cultural João Luiz de Souza, o evento será mais um passo na formação do prazer pela leitura entre os gonçalenses, atualmente tão desacreditados e desmotivados culturalmente.

“Foi uma enorme satisfação ter sido convidado para compor a comissão de curadoria do Primeiro Festival Literário de São Gonçalo. Creio que faremos história e espero que possamos contribuir para a implementação de ações e intervenções que colaborem na formação do prazer da leitura no cotidiano de toda comunidade gonçalense, e até mesmo de cidades vizinhas”, comentou.

“Resolvemos entrar com o apoio para a Flisgo por dois motivos. Primeiro que o Alberto é um guerreiro da atividade literária na cidade, ajuda muito autores de São Gonçalo, então todos que o conhecem e são convidados por ele se sentem impelidos à colaborar. A segunda razão é a mesma pela qual fui motivado a criar a Flinit em Niterói. Queríamos uma feira que acontecesse todo ano, como ocorre em outras cidades, como Poço de Caldas, Parati…Então, São Gonçalo também tem que ter. O que pode ser melhor para autores independentes e editoras pequenas e médias, se tivermos feiras literárias anuais nas duas cidades?”, completa o também curador Celso Possas Junior.

A entrada no festival será gratuita. O Partage São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro de São Gonçalo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.