Renan Ferreirinha, o único Deputado Estadual Gonçalense.

São Gonçalo, pela primeira vez na história, elegeu o Deputado Estadual mais jovem da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Estou muito feliz pois deixei de ser candidato nessa eleição justamente por conta de sua candidatura. Sabia, naquele momento, que ele teria muito mais condições e chances de ser eleito e que minha candidatura atrapalharia sua campanha. Tenho muito orgulho de reconhecer e dar um passo atrás no meu projeto político para defender nossa cidade.

Romario Regis e Renan Ferreirinha no evento Rodo Viva com Marina Silva

Criado no Mutuá, em São Gonçalo, teve a vida transformada pela educação. Estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e foi aceito em 9 universidades americanas. Escolheu Harvard para estudar Economia e Ciências Políticas. Se formou em 2017 com bolsa integral.

Qual a importância da sua eleição?

Num momento tão delicado para a política, a eleição do Renan representa uma renovação no processo de se entender a política e principalmente nas práticas políticas. Não acredito que ser jovem seja, obrigatoriamente, um motivo que vá fazer ele ser um bom parlamentar, mas sua escolha de abrir mão de trabalhar em qualquer empresa que quisesse para entrar na política é um gesto muito nobre.

São Gonçalo, nesse momento, passa a ter um Deputado que está conectado com a cidade e com as interações, inovações e pautas contemporâneas do mundo e de outros municípios. Isso pode ser uma janela importante para a macro-política, para o Desenvolvimento Regional com uma perspectiva menos do varejista e mais técnica sobre o Estado.

24.854 votos. O que isso significa?

Renan teve 13.853 votos no Rio de Janeiro, 5.278 votos em São Gonçalo e 2.254 votos em Niterói. Os outros 3.469 votos foram espalhados por outros municípios do Estado. Apesar dos votos estarem concentrados majoritariamente na capital, é preciso levar em consideração que o Rio tem 6,5 milhões de habitantes e São Gonçalo 1,2 milhões, ou seja, proporcionalmente teve mais votos em nossa cidade.

Renan, com essa votação, se transforma numa liderança importante na Região Metropolitana. Pode, na próxima eleição, emplacar três candidatos nessas cidades que teve uma votação maior. Na capital pode se conectar com alguma liderança que já tenha uma trajetória ou mandato e em São Gonçalo e Niterói tem condição de ser o principal nome para eleger lideranças do seu grupo político.

O que esperar do seu mandato?

Não posso responder pois ele é independente, inteligente e vai avaliar da melhor forma, mas acredito que seu mandato vá compreender sua vocação depois do primeiro semestre que é quando o novo parlamentar começa a dominar todos os atos legislativos e já tem rede de relacionamento suficiente para pautar questões mais complexas.


Segue a entrevista que Renan deu para o Jornal o Globo


Renan Ferreirinha foi o único representante de São Gonçalo eleito deputado estadual no Rio

Quais serão suas prioridades?

A educação precisa ser o eixo central do desenvolvimento do estado. Precisamos melhorar a qualidade das escolas estaduais, diminuir a evasão escolar, desenvolver um novo modelo de ensino médio. Também quero priorizar a causa da mobilidade. São inadmissíveis as atuais condições e o tempo que se gasta em transporte público na Região Metropolitana.

Como vai ser na prática?

Trabalharei para aumentar o número de escolas técnicas e o investimento em transportes na região, como alternativas que tornem mais eficiente o trajeto entre São Gonçalo e Niterói. E também o projeto de uma linha de barcas que ligue diretamente São Gonçalo à cidade do Rio. Estou montando um gabinete profissional, técnico, indo contra a velha política de privilégios.

Link da matéria aqui.

Um comentário em “Renan Ferreirinha, o único Deputado Estadual Gonçalense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.