Segurança Pública

Patricia Acioli, Marielle Franco e assassinatos políticos

No dia 11 de agosto de 2011, a juíza Patrícia Acioli era assassinada. Chegou em sua residência e foi morta por dois homens. O assassinato virou pauta nacional e internacional.

No dia 11 de agosto de 2011, a juíza Patrícia Acioli era assassinada. Chegou em sua residência e foi morta por dois homens. O assassinato virou pauta nacional e internacional. Na época, o então presidente do STF Cezar Peluso, apontava esse ataque como algo muito grave para a democracia, para o governo brasileiro e para o país.

7 anos depois, Marielle Franco é assassinada com 4 tiros no Centro do Rio. Ela que foi a quinta vereadora mais votada da capital e que tinha um trabalho importante combatendo a redução de desigualdades na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, relembrou o poder que o crime político organizado tem no nosso Estado.

Não importa de onde saiam os votos de Marielle, se eram da Zona Sul ou da Favela. Marielle conseguiu acessar e disputar a política institucional mesmo com um sistema que exclui pessoas das favelas e territórios populares desses espaços. Foi bolsista da PUC, fez mestrado, virou vereadora e através do seu mandato representou milhares de pessoas (mais de 45 mil votos) que viam nela uma oportunidade de qualificar a discussão política na capital.

Com todo respeito aos outros parlamentares, mas Marielle  Franco não nasce todo dia, não ganha eleição todo dia e o assassinato que cometeram contra ela não é só um assassinato contra uma pessoa, mas sim a todas as pessoas que acreditam na política como uma ferramenta importante na redução de desigualdades.

 

Esclarecer a morte de Marielle não é só uma questão de justiça, é uma questão de garantir a manutenção dos direitos das pessoas, de garantir o acesso às pessoas de origem popular nesses espaços de justiça e principalmente de punir mais um grupo criminoso que toma conta da política carioca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s