Política

Precisamos de um Deputado que venha de São Gonçalo e que não tenha o sonho de ser carioca.

Esse ano será fundamental para a recuperação do Estado do Rio ou do aprofundamento  dos seus problemas. Nesse sentido, precisamos lutar ao máximo para que a Assembléia Legislativa seja constituída com parlamentares que consigam agregar as diversidades geográficas e regionais de um Estado como o nosso.

Cidades como São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Rio Bonito e outras precisam se organizar e se entender como uma região potente para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado. Isso não passa só por cooperações técnicas, mas também por um entendimento de um projeto político da região.

Nas eleições de Deputados Estaduais e Federais, sempre observamos que cada município (tentando) tenta emplacar nomes que vão ser “síndicos” da cidade dentro da Assembléia Legislativa ou da Câmara Federal. Alguns buscam emendas parlamentares, outros brigam (para) por uma unidade de saúde ou por algo da micro-política e a macro-política , que é a estratégica para se pensar uma região , não é pensada.

Nós, de São Gonçalo, temos a responsabilidade de votar nos projetos políticos que partem da cidade para pensar o Estado. Uma coisa é a eleição de vereador que você vota no primo, no vizinho, no colega de trabalho. Eleição pra Deputado não é pra síndico que fica vendo se tem uma rua asfaltada e um posto de saúde funcionando. Eleição pra Deputado é pra brigar por projetos complexos como Mobilidade Urbana, Cooperação entre instituições públicas e privadas, reformas urbanas, economia local e regional, etc. Em 2018 não dá para votar em Deputado apenas porque ele joga futebol ou responde as pessoas no Whatsapp. Ser deputado é mais do que isso.

Eleições 2018 em São Gonçalo – Votos em Aberto.

Com o número de parlamentares oriundos do rio que estão presos ou que não vão disputar as eleições, a cidade terá mais de 200 mil votos em aberto para serem disputados seja para Deputado Estadual ou Federal. Além disso, temos outro fator que deixa ainda mais em aberto a eleição que é a não participação dos 4 últimos prefeitos de São Gonçalo. Neilton não pode disputar por estar preso. Aparecida por estar enquadrada na Ficha Limpa. Ezequiel não vai disputar por conta da saúde e idade. Nanci não disputa por que é Prefeito e não vai abrir mão do cargo.

Temos uma eleição em aberto que dá possibilidade e margem para que novos parlamentares se apresentem como uma alternativa para o que está posto na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. Essa é, na história recente da cidade, uma única oportunidade de São Gonçalo ampliar sua bancada para pensar a cidade para além dos acordos do varejo da política local.

Temos quase 700 mil eleitores. Os candidatos locais não precisam se esfaquear, pelo contrário, precisam criar um ambiente em que o voto gonçalense fique dentro da cidade e no máximo sejam investidos em parlamentares do interior ao invés de parlamentares da capital. Depois que a bancada da região se formar, a gente vai lá conversar com os eleitos na Zona Norte, Oeste, Sul. Com uma bancada forte, com uma bancada que se entenda como bancada independente dos partidos e dos projetos políticos individuais, é mais fácil falar como bancada de São Gonçalo ou da Região.

Por fim, um apelo aos candidatos e eleitores locais.

Sejam Gonçalenses. Façam dobradas com os candidatos gonçalenses. Tem gente boa e gente ruim disputando. Tem novidade e tem velharia disputando. Faça a escolha de quem pense no melhor projeto político para a região e para a cidade. Isso será importante pra gente disputar os poucos recursos e conseguir ampliar um pouco mais a nossa capacidade econômica, social e da gestão das nossas políticas públicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s