Política

Uma década e enfim o Plano Municipal de Cultura foi aprovado.

São Gonçalo tem mais de 1 milhão de habitantes. Uma parcela significativa já tentou viver ou vive através da economia da cultura. São músicos, artistas, atores e produtores culturais que escolheram um ofício dentro do campo da cultura assim como os médicos, engenheiros e professores escolhem suas áreas profissionais.

Em 2008 quando eu tinha 17 anos, comecei a me envolver com as discussões sobre políticas públicas da cultura. Fiz parte da Comissão de Organização de uma Conferência Municipal de Cultura. Ajudei a organizar, mobilizar, lotar como a maior Conferência Municipal de Cultura daquela época e fui eleito Conselheiro Municipal de Cultura. Ainda naquela época, construímos o Plano Municipal de Cultura que seria um documento guia das necessidades básicas e complexas do campo cultural gonçalense.

Plano Municipal de Cultura é um documento que prevê as necessidades de um município em relação ao campo da cultura e quais projetos, iniciativas e encaminhamentos precisam ser feitos pelos governos existentes.

Durante aquele ano, mais de 900 pessoas contribuíram para o documento (além das contribuições anteriores de outros gestores, artistas e produtores). Páginas e mais páginas com propostas de festivais, aparelhos, projetos, programas e demandas da cultura gonçalense. A partir disso, bastava que a Câmara de Vereadores votasse e pronto, teríamos um documento válido por 10 anos. Nada aconteceu. Nada avançou.

Desde então, não existia alguma mais expectativas da aprovação. Junto da equipe, conseguimos encaminhar oficialmente o documento para a Câmara de Vereadores e com todo o apoio do Conselho Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores, conseguimos aprovar o documento.

Agora é oficial. São Gonçalo tem um Plano Municipal de Cultura que prevê objetivos e metas entre 2018 e 2028. São prazos para a reabertura do teatro, criação de programas de incentivo a cultura, projetos de festivais e formações, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s