Culinária

Se existe um símbolo gonçalense, esse símbolo é a maionese temperada.

Se rolasse uma refundação da cidade de São Gonçalo, nosso símbolo seria uma bisnaga de maionese temperada. Teríamos bisnagas verdes, amarelas, roxas com orégano e avermelhadas com pimenta.

Já rodei muitos estados, mas a melhor maionese temperada do país deve ser a nossa. Espalhadas pelos centros gastronômicos das praças e dos bastidores da falta de luz, todo ponto de x-tudo tem um sabor único. Uns mais gordurosos, outros mais gourmet, outros que nem gosto de maionese tem, mas todos são parte fundamental do podrão do final do dia.

Pode parecer bobeira, mas a maionese temperada é uma das dimensões da sustentação econômica da cidade. Ao mesmo tempo que a economia do país e da cidade vão se pulverizando por conta de toda uma conjuntura política instável no Brasil, esse tipo de especiaria, aliado ao mercado de consumo de alimentos de rua, é um mecanismo importante para a vida econômica local.

Tenho certeza que quando você vai escolher o local para comer leva em consideração a maionese temperada. Lembra do lanche, dos acompanhamentos e vê, se no final, o tempero te ganha.

E pra você? Qual é a melhor maionese temperada da cidade?