Gonçalenses

Vim falar do Isaque, mas pode ser “vim falar do jovem gonçalense”

Isaque é um daqueles jovens gonçalenses cheios de desejos e sonhos. Nascido em berço humilde, teve que correr três vezes mais pra iniciar seu sonho de ser um grande produtor de vídeos.

Correu tanto que está conseguindo.

Conheci Isaque pela produção do clipe da música Resistência do grupo Originais de São Gonçalo. Lembro que André (Dré Mc) mandou a música e de cara achei a produção foda. Muito tempo que não tinha visto uma produção tão moderna na cidade. A cor chamava atenção, os enquadramentos eram modernos e a finalização era muito cuidadosa.

Clipe em questão:

 

Fui procurar o trabalho da Bozó e Lightning Produções. Vi as fotos, algumas prévias e na hora fiquei com vontade de produzir algo junto. Tentei durante as eleições, mas nem rolou, mas a parceria foi ser fechada durante as olimpíadas.

e então conheci Isaque Abreu!

Isaque projeta um pouco da história de nós, gonçalenses. Circula dentro e fora da cidade buscando oportunidades de realizar seus sonhos e viver daquilo que ama. Passa perrengue de grana, passa aperto com as contas, luta muito para conseguir seus projetos e aos poucos vai avançando nessa sua caminhada.

Não que ele seja mais especial do que os outros, mas ele é um pouco do que eu me via quando tinha 17, 18 anos. É o mesmo que eu via em Lima dois anos atrás, o mesmo que via em Luana 4 anos atrás, o mesmo que eu via em Knust um ano atrás, o mesmo que eu via em Ian um ano atrás e o que a gente vê todo dia na cidade.

Rodrigo Santos, poeta e professor que tenho muito respeito e estou em vacilação de não conseguir tempo para encontrá-lo, fala muito sobre São Gonçalo ser um cemitério de sonhos… e é! Ao mesmo tempo também é terreno fértil para a reinvenção de trajetórias que só a arte, a cultura e as novas tecnologias tem proporcionado.

E o jovem gonçalense através do Isaque foi longe. Longe por que no dia 23 de maio de 2017 montou a primeira gravação de Rap com set de filmagem da história de São Gonçalo.

Câmera.
Cortina.
Luz.
Gravando!

e o Isaque gravou o clipe do Froid, um dos principais do Rap nacional aqui em São Gonçalo, no Mendes Duarte. Ele, que fazia os freelas e fotografava o 3030 em alguns shows, conseguiu enfim criar um divisor na sua carreira que em breve estará no ar.

Romario Regis - Isaque, Froid e LK

É simbólico, mas são avanços. Avanços por que as coisas estão dando muito certo para essa cadeia produtiva da cultura urbana e das novas tecnologias aqui em São Gonçalo.

É avanço econômico? Quase nunca.

O avanço que falo é sobre a identidade e sua relação com seus desejos. Nessa idade, a maioria dos jovens gonçalenses estão começando a trabalhar num lugar que não querem, que não desejam, que não faz eles acordarem com tesão, mas por algum motivo da curva histórica e de pessoas que lutam para que isso seja diferente, tem uma geração que vai conseguir criar suas próprias caminhadas.

Isaque produzindo clipes de Froid, fotografando 3030.
Orochi, Maquiny e Azevedo ganhando o Brasil.
Vinicius Jr. no Real Madrid.
Lima com uma produtora de vídeo focado em esportes.
Reinaldo Dutra circulando com o Teatro.
Hamilton vendendo salada em Recife.
Andressa Marins focada em cortes de cabelos afro.
Carol Pimenta empreendendo bolos de pote.
João Gabriel participando da construção de um partido.
Nathália D’Lira assumindo a responsa do Festival da Trindade.
Lucas Alvarenga na fotografia.

e assim com muitos outros jovens.

São Gonçalo é um país. Tem tudo do mundo. Desde a França representada na Rua Paul Leroux até os desejos que extrapolam as fronteiras que o imaginário da cidade estabeleceu.

Que Isaque continue sua correria. Que essa produção mude a vida dele e ele comece a entrar no mercado que ele merece. Que um dia ele lembre que é preciso cuidar para abrir espaço para os que estão chegando e que nós, gonçalenses, somos batalhadores pra cacete.

Vim falar do Isaque, mas pode ser pra qualquer jovem gonçalense.

Abaixo a última produção dele:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s